Sobre o projeto

MISSÃO

 
O site Artesanato Sustentável tem como missão criar um espaço de visibilidade para o artesanato brasileiro, promovendo-o enquanto atividade sustentável, isto é, enquanto processo que preserva, simultaneamente, a cultura, a sociedade e o ecossistema, promovendo uma melhoria na qualidade de vida dos artesãos. Nossa missão é atuar em todos os momentos que compõem a atividade artesanal – desde a produção, a comercialização, a divulgação e a aquisição – contribuindo para uma melhoria real e efetiva em todos os elementos de seu processo. Valorizamos assim a realização de um trabalho justo, que vai ao encontro à identidade e à história cultural do país, reduzindo ao mínimo os danos e impactos decorrentes dele.
 

APRESENTAÇÃO

 

Criamos um espaço de visibilidade para o artesanato brasileiro, de forma sistematizada e rigorosa, respeitando e estimulando os procedimentos sustentáveis ao longo de todas as etapas do trabalho artesanal. De um lado, privilegiamos o artesão, por meio da valorização de seu desenvolvimento como agente sócio econômico capaz de gerar renda de forma justa; e, de outro, trabalhamos com a preservação da cultura, por meio da preservação da identidade regional, da memória e do saber espontâneos partilhados por um grupo social.

 

Para isso, nossa principal ferramenta é este site, inteiramente dedicado ao artesanato brasileiro, que estabelece um canal de comunicação direto entre a obra, o artesão e o publico.

 

Simultaneamente, o site contempla um papel educativo, esclarecendo tanto o artesão quanto o público sobre o sentido, a relevância e as implicações de seu trabalho. Pretendemos estimular a produção consciente, tanto do ponto de vista ecológico, com a utilização de técnicas, materiais e instrumentos que respeitem o meio-ambiente, quanto cultural, com o incentivo aos procedimentos e motivos que preservem e valorizem o saber do grupo, sua história e sua identidade. Com essas duas exigências, atenderemos uma terceira: a valorização do papel social do artesanato. Com o respeito ao o ambiente e ao patrimônio cultural, o artesanato fortalece os vínculos entre os membros de uma comunidade, constituindo um modo de geração de renda consciente.

 

Abarcando essas três dimensões, ele passa a satisfazer o tripé principal da sustentabilidade, gerando um aprimoramento do trabalho do artesão e, por isso mesmo, um aumento de valor do seu produto e de sua renda, com um retorno econômico maior ao artesão e à comunidade, bem como uma inserção mais justa na sociedade e no mercado.

 

História

 

As ideias aqui desenvolvidas baseiam-se no trabalho e na experiência de sete anos acumulados pelo programa Sr. Brasil, especialmente coordenadas por sua diretora e produtora Patrícia Maia. Responsável pelo primeiro cenário certificado do mundo, tornado referência em sustentabilidade, eco-preservação e salvaguarda do patrimônio histórico e cultural, Patrícia tem desenvolvido durante todo esse período um trabalho de resgate, valorização e preservação do artesanato brasileiro. Cada peça de seu cenário era catalogada com as descrições da peça, o nome do artesão e seu contato. Em seguida a peça fotografada era colocada no site do programa. Com isso, a produtora conseguiu gerar uma enorme melhoria na preservação, organização e sistematização das obras, na divulgação do artesanato e do artesão, e, com isso, na qualidade de vida do artista.

 

Contato

 

patricia@artesanatosustentavel.com.br

contato@artesanatosustentavel.com.br