O primeiro CENÁRIO CERTIFICADO FSC® da Televisão Brasileira

Lista de posts

por

O Sr. Brasil, da TV Cultura, é o primeiro programa de televisão do mundo a ter seu cenário certificado FSC®. O selo é um atestado da origem responsável, considerando os aspectos sociais e ambientais do manejo (ou extração) na floresta para a madeira usada na construção do cenário.

[Rolando Boldrin apresenta o projeto cenográfico do Sr. Brasil]

Uma das madeiras utilizadas é o compensado de Sumaúma, proveniente da floresta Amazônica. As madeiras foram extraídas de locais onde se pratica o bom manejo florestal, gerando benefícios sociais à população local, com garantia de segurança e saúde aos trabalhadores e de conservação da biodiversidade. No ar, o Sr. Brasil mostrou imagens das florestas de onde a madeira saiu. Veja o vídeo:


[O caminho da madeira: Osmar do Santos Rosa, o marceneiro responsável pela estrutura do palco]

A apresentação do cenário certificado FSC® do Sr. Brasil, realizada por Rolando Boldrin em seu programa, foi ao ar no dia 5/4/2013. O apresentador demonstrou orgulho: “A preocupação com o meio ambiente é mundial e sermos pioneiros neste importante projeto é uma honra”. “Me emociono ao lembrar que cantadores há muitos anos denunciam a destruição das florestas”.

[Programa Repórter Eco especial sobre a certificação]

O projeto criado pela produtora e cenógrafa do Sr. Brasil, Patrícia Maia Boldrin, foi auditado e certificado pelo Imaflora (Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola).

Daniele Rua, coordenadora de certificação do Imaflora, explica que a proposta é única no mundo. “Acredito que o trabalho no cenário do Sr. Brasil servirá de modelo para a certificação de outros palcos dentro e fora da televisão. Sem dúvida, esta é uma proposta que poderá ser replicada”.

Patrícia Maia Boldrin afirma: “Temos agora uma casa arrumada, onde iremos agregar valores socioambientais e culturais ao projeto de divulgação dos artesãos brasileiros e suas obras”.

[Estavam presentes, no evento, os parceiros e amigos: Weber Saint-Gobain, SUTACO - Artesanato Paulista, Imaflora Brasil, WR Brasil, Equipe Sr. Brasil, Repórter Eco]

Os realizadores

 

O FSC é uma organização internacional sem fins lucrativos, criada para promover o manejo responsável das florestas do mundo. Para isso, elaborou normas capazes de avaliar se os empreendimentos florestais realizam o bom manejo florestal.

Imaflora, é uma ONG brasileira que tem como missão “incentivar e promover mudanças nos setores florestal e agrícola, visando a conservação e o uso sustentável dos recursos naturais e a promoção de benefícios sociais”, verifica a adequação dos empreendimentos florestais, conforme os critérios do FSC, numa parceria com a Rainforest Alliance.

O Sr. Brasil é um programa dedicado à divulgação das formas mais autênticas de expressão cultural do País, criado e comandado por Rolando Boldrin. O programa está no ar na TV Cultura desde 2005, todas os domingos as 10h00, com segunda exibição as quartas as 22h00.

[Programa Sr. Brasil especial: Pátria, por Rolando Boldrin | Saga da Amazônia, por Vital Farias]

 

Saiba mais:

 

Imaflora Brasil – http://www.imaflora.org

FSC “Forest Stewardship Council” – http://br.fsc.org

Repórter ECO – http://tvcultura.cmais.com.br/reportereco

Sr. Brasil: http://tvcultura.cmais.com.br/srbrasil

Sutaco: http://www.sutaco.com.br

© fotos do acervo por Pierre Yves Refalo. Para compra de peças entre em contato direto com os artesãos.